Buscar
  • Admin

Antecipação de regras internas para retorno às atividades desportivas

Atualizado: 23 de Mai de 2020

Autoridades públicas sinalizaram nesta semana a possibilidade de flexibilização gradual na retomada de atividades desportivas, tema que aguarda deliberação formal. Antecipando-se a isso, o HeiHei já estabelece algumas recomendações e regras que deverão ser observadas internamente.


Estamos todos na fissura para remar. Não vemos a hora de voltar às atividades. Saudade do mar. O isolamento é fundamental, todos devem cumpri-lo, sem prejuízo a outras medidas preventivas. Relacionamos abaixo algumas recomendações e regras que devem ser cumpridas por todos os nossos remadores, de forma responsável, quando da retomada das atividades desportivas.


As presentes informações se baseiam em orientações divulgadas até a presente data pelas autoridades sanitárias do Brasil e não se prestam a substituí-las. Recomendamos que sejam lidas em conjunto com as determinações do Ministério da Saúde. Link: https://coronavirus.saude.gov.br/

Contextualização


A prática do Va'a ocorre ao ar livre, no mar. Contudo, quando da utilização de embarcações coletivas, há aglomeração e contato pessoal entre os praticantes. Portanto, na atual conjuntura, o esporte é considerado atividade de risco à disseminação do Covid-19. Vale lembrar que o HeiHei foi o primeiro clube de Niterói a interromper as atividades, de forma voluntária, antes mesmo da oficialização do isolamento. Julgamos hoje que essa cautela foi bastante acertada.


O novo decreto municipal, cuja publicação ocorrerá nos próximos dias, permite a retomada de atividades individuais. Portanto, remadas individuas serão permitidas. A utilização de embarcações coletivas, como OC2, OC4 e OC6, continuam proibidas. As guarderias permanecerão fechadas, mas poderão permitir que remadores retirem e devolvam seus equipamentos.

Seja responsável e faça a sua parte.

Regras pós isolamento para atletas e pessoal de apoio


1 - Somente poderão se dirigir ao local das remadas, para remar ou fazer qualquer outra coisa, pessoas que não apresentarem quaisquer sintomas relacionados ao Covid-19, tais como febre, tosse seca, calafrios, mal estar no corpo, diarreia, dores nas articulações, dor na cabeça ou nos olhos. Remadores ou pessoal de apoio que estiverem com sintomas relacionados ao Covid-19, ainda que não tenham realizado exame confirmatório, devem ser comunicar com os instrutores e buscar auxílio médico.


2 - O uso da máscara no local das remadas continuará obrigatório no mínimo por 30 dias após o isolamento, bem como a utilização de álcool gel.


3 - Todos que tenham feito o exame de Covid-19 devem se comunicar imediatamente com os instrutores, principalmente aqueles que tenham pego o vírus, antes de se inscreverem no agendamento.


4 - Novos remadores, mesmo que sejam convidados, não poderão remar sem antes se apresentar aos instrutores. Isso deve ocorrer com a antecedência mínima de 48h às remadas.


5 - Está proibido compartilhar água e alimentos até comunicação ulterior, cada remador deverá providenciar os seus próprios. As garrafinhas de cada remador deverão ficar debaixo de seus respectivos bancos.


6 - Evitar contato físico e manter afastamento razoável, dentro ou fora dos barcos. Está proibido aglomerar na frente do quartinho, como normalmente ocorre antes e depois das remadas.


7- Pessoas que eventualmente apresentarem sintomas após a retomada das atividades deverão se comunicar com os instrutores, devendo interromper imediatamente as remadas até a realização do teste laboratorial.


8 - Cada remador deve ter seu próprio equipamento, conforme sempre informado no Clube. Contudo, neste momento, a nossa preocupação em especial diz respeito ao colete/flutuador. Todos os remadores deverão comprar seus próprios coletes/flutuadores e não poderão deixá-los no quartinho. Caso alguém não possa comprar esse equipamento, o Clube emprestará um. O remador deverá levá-lo para casa, tomando as cautelas de praxe com sua higienização.



47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo